Sistema operacional é um programa de computador, que se comunica diretamente com o Hardware controlando o uso da memória principal, que é a memória RAM, do processador e acesso aos dispositivos de Hardware.
Portanto, cabe ao sistema operacional função de gerencia de Hardware, objetivando a total disponibilidade do computador, com todas as suas funções, de maneira q satisfaz o usuário. Um dos exemplos é o Windows, Linux, Unix, etc.
O Software caracteriza-se pela liberdade aos usuários, não apenas para utilizar seus produtos, mas também, para executar, copiar, estudar e modificar. Mas é importante saber que, pelo fato de ser livre, não é que seja um software gratuito.
Para ele ser encontrado gratuitamente ou mediante a compra, tem q ver como é a forma de licenciamento. Para o software ser gratuito. Depende das características de cada licença. Existem SL com mais de um tipo de licença, por exemplo: Mozila, Open Office. Etc.
A diferença do SL, com os demais é o direito de o usuário conhecer a estrutura do mesmo. Digamos também que ele pode ter acesso irrestrito ao seu código-fonte, podendo ate mesmo fazer a reutilização para uso de terceiro.
Já o Software proprietário, ele tem um codigo-fechado, onde impossibilita o conhecimento do conteúdo para terceiros. Ele também possui outro fator determinante, que é o software que é valorizado como um produto. Ele centraliza na venda de programa para obter lucro, mas não se preocupa com a necessidade do usuário.Portanto, para ter um produto SP, não basta apenas ter o CR-ROM, mas sim a licença.
Baseado no texto de Viviane Bessa Ferreira